Nada como assistir um bom filme que nos leva a pensar e a criar mil e uma hipóteses, ou que simplesmente nos distraia. Pensando nisso aqui estão algumas dicas de filmes nacionais e estrangeiros. Simmm, existem outros filmes com a temática LGBT muito mais conhecidos que estes, e em breve averá um post sobre eles, mããããs até lá, faça uma boa pipoca, ou prepare a conexão da sua internet e aproveite!
Produção Nacional
Dzi Croquettes (2009)
Documentário dirigido por Raphael Alvarez e Tatiana Issa, narra a passagem do grupo carioca Dzi Croquettes, nos anos 70. O grupo levantava a bandeira da irreverência gay e fazia críticas em teor de deboche ao sistema de ditadura e à realidade brasileira. Vencedor de 11 prêmios, o documentário mostra como foi a revolução nos palcos com os espetáculos andróginos.
Elvis & Madona (2010):
A comédia, de Marcelo Laffitte, é sobre uma cabeleireira travesti (Madona) que economiza seu dinheiro para produzir uma um grande show em homenagem ao Teatro Rebolado. Quando consegue o feito, é roubada pelo traficante João Tripé. Enquanto pensa em como fará para ter seu dinheiro de volta, conhece Elvis, uma entregadora de pizza que sonha em ser fotógrafa. E mesmo com os obstáculos vividos em Copacabana, os dois se apaixonam.
Eu Não Quero Voltar Sozinho (2010):
Dirigido por Daniel Ribeiro, o curta-metragem conta a história de Leonardo, 15 anos, cego e apaixonado pelo seu colega de classe, Gabriel. O curta já foi aplaudido em festivais e já recebeu 45 prêmios e foi incluído no Programa Cine Educação. No entanto, este mesmo programa foi censurado no Acre, levianamente confundido com o kit anti-homofobia. Mas um motivo de felicidade está para chegar, pois os produtores foram selecionados pelo Edital da Eletrobrás e “Eu Não Quero voltar Sozinho” se tornará em um longa.
Produção estrangeira
20 Centímetros (2005):
É uma comédia musical, de Ramón Salazar, que narra a história de Marieta, travesti que quer se livrar dos 20 centímetros que a afasta de ser uma mulher. O filme investe em humor negro e nos momentos imprevisíveis.
Children of God (2009):
O cenário impecável de Bahamas faz parte da sensível história (Drama) de Johnny e Romeo. O primeiro é um artista introvertido e com problemas de inspiração. O segundo esconde sua sexualidade de sua família e de sua noiva. O filme é de Kareem Mortimer.
Figersmith (2005):
A história (Drama/Romance) é baseada no livro homônimo de Sara Waters, com direção de Aisling Walsh. Nela, Sue Trinder é uma órfã que cresceu no meio de ladrões e pessoas sem escrúpulos, em Londres. Deste modo, Sue aceita trair e fraudar Maud Lilly, que é uma herdeira de uma grande fortuna. O plano inicial começa a ruir quando Sue se apaixona por Maud. O filme ainda conta com uma trama surpreendente e instigante.