sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Camisinha não é enfeite de carteira

Uma pesquisa realizada em 2010 mostra que o número de jovens gays, entre 13 a 24 anos, está usando menos preservativo que em anos anteriores.
O dado ainda revela que o percentual de transmissão do HIV, em relações homossexuais, é de 33,5%, na faixa dos 13 a 19 anos. AQUI
Informações sobre doenças transmitidas sexualmente (DST’S) não faltam. Cartilhas, informativos, livros (como este), o guia da ONU (em inglês) e outros tantos meios de saber sobre o assunto.
O fato é que as doenças ainda existem e a camisinha está sendo banalizada por aqueles que adoram dizer “comigo não vai acontecer”, mas acontece.
O sexo desprotegido com alguém que se ama não garante uma boa saúde depois. Não se sabe o que a pessoa andou fazendo no tempo em que não estava junto. Não vamos colocar desconfiança nos relacionamentos, mas não iremos ser ingênuos, não é mesmo? Na dúvida, faça o teste e peça para o (a) parceiro (a) para fazer também.
E se não estiver em um relacionamento, mas conheceu alguém em uma festa ou em outro lugar, e já quer ir para os “finalmentes”, muito cuidado e atenção, você não sabe o passado dessa pessoa. E nada de “ah, duvido que tenha alguma coisa”... E depois ficar todo nervosinho (a) e angustiado (a) esperando o resultado do exame.
Isso é medo de brochar, ou de não ser a mesma coisa usando a camisinha ou outro tipo de prevenção? Foi-se o tempo desse estigma, valorize então as preliminares se quer um prazer mais satisfatório.
Não será colocando o preservativo na carteira, para se firmar de pegador, que estará protegido, é usando-o. Não interessa com quem, sexo seguro é com camisinha, e procure um médico que possa esclarecer as suas dúvidas.


Casamento ainda enrolado...

Que felicidade poder dizer que irá se casar. Sim, casar!
Nesta semana o Supremo Tribunal de Justiça   abriu uma jurisprudência ao autorizar o casamento civil para um casal de gaúchas.
O Supremo Tribunal de Justiça  já havia reconhecido a união estável entre homossexuais, porém não abrandava judicialmente a equivalência de um casamento entre heterossexuais, com os mesmos direitos e tudo.
Ou seja, a decisão do STJ abre a possibilidade para que o seu casamento (por que não?) tenha mais chances de acontecer. No entanto, ainda deverá procurar a Justiça para validar o casório. Se caso o juiz não aceitar a decisão da união, um recurso pode ser usado para que seja regularizado e se ainda assim não for aceito, entra-se com outro recurso no STJ e então poderá ser feita a “troca de alianças”.
Tudo isso devido ao casal que teve o pedido negado por um cartório e pelo STF, Supremo Tribunal Federal. Com a decisão do STJ, abre-se a procedência para que outras instâncias e também cartórios façam o mesmo.
Para que o casamento não passe por todo este processo, é necessário que se mude a Constituição. Entretanto, os grupos que ainda são contra estão ou no Supremo, ou no Congresso, dificultando não somente as tramitações de processos semelhantes como, principalmente, o diálogo.
Existe um longo caminho a ser percorrido. Pequenos passos estão sendo dados, e dificilmente irão ser parados. Pode ser que se pise mais devagar, conforme ditam a marcha, mas não podemos deixar de andar.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Nosso Flickr

Gente, já está no ar a nossa página no Flickr!

As fotos que não saírem aqui no blog estarão lá, então confira!

http://www.flickr.com/photos/deupinta/

domingo, 23 de outubro de 2011

Derrubando cercas, ampliando territórios


Nada como ir à Redenção, em Porto Alegre, e desfrutar das melhores companhias e o melhor CLIMAO MANERO.

A 15º Parada Livre agradou quem estava esperando uma festa radiante e animada. Já começando pelas apresentadoras, Glória Cristal, Dandara Rangel (a nossa Bombom) e Laurita Leão, que cantaram o Hino Nacional (às 15h) para dar a abertura oficial ao evento. Antes, lá pelas 14h, ainda teve aquecimento com o grupo Você Samba (aquele pagodinho bem na manha, sabe?).

Em seguida, representantes de organizações, que apóiam a Parada, foram até o palco e relembraram da importância de festejar a luta por respeito e igualdade, “Não é preciso que nos aceitem, só é preciso que nos respeitem!”, reforçaram.

Aliás, pela primeira vez, a prefeitura de Porto Alegre estava, de fato, apoiando. Mesmo que, como outros alertaram, ela esteja querendo mudar o local para o Gasômetro. Lugar que nenhum organizador deseja ir, pois a Parada já está consagrada no Parque Redenção. Isso abriu espaço para o momento denúncia, que ficou por conta da fala, mais que aplaudida, de uma das apresentadoras dizendo que estão querendo fechar (cercar) o Parque Farroupilha devido à presença de gays. #FAIL

O mais interessante foi que enquanto o pessoal dava seu depoimento, havia uma moça fazendo a tradução simultânea em libras! #EPICWIN E claro, entre uma fala e outra, as meninas distribuíam as melhores piadas e tiradas, só não deu risada quem não entendeu!

Depois desta parte a festa realmente começou. Covers, covers e mais covers e interpretações, claro. Acho que faltou só a Lady Gaga, porque teve Alcione, Amy Winehouse, Adele, Wanessa Camargo, Beyoncé, Katy Perry, etc.

Então já eram cinco da tarde e estava na hora de iniciar a caminhada, o desfile! Cinco caminhões de som e uma limusine fizeram a galera bater perna na quadra da Redenção. E a animação foi desde a largada até o fim. Disposição de sobra do povo!

Nem só de guris afetados, travestis escalafobéticos e gurias do futebol vive o público LGBT. Ali você pode encontrar seu colega de faculdade, seu vizinho e até um parente. Existem grupos que lutam por reconhecimento do seu trabalho e grupos que estão ali apenas para afirmar o que são, e não o que escolheram como muitos adoram dizer. São simplesmente pessoas que vivem a sua singularidade.

As presenças de muitas crianças chamaram atenção de quem esperava encontrar um monte de pessoas fantasiadas, purpurinas e plumas. Ok havia... Mas os pequenos não estavam de passagem, estavam caminhando, cantando e dançando junto. Nota 1000 para os pais!

E o Love/Pegations que rola em toda manifestação? Nessa não foi diferente. Era pegação na sombra, no baquinho, no palco, na rua #nachuvanafazenda Mas, mesmo não parecendo, não foi nada forçado e nem decepcionante, foi na medida do evento. E nada mais fofo do que ver casaizinhos (de variações diferentes) demonstrando todo o carinho, cuidado e o ciúme!

O encerramento começou por volta das 19h40, e tudo continuou a lá Glória Cristal “no pique, no pique, no pique”. As sombrinhas, para se proteger do Sol, e as bandeiras já estavam a tempos esquecidas, enquanto ainda se ouvia “refri, ceva, água!”. E às 22h, Porto Alegre se despedia da 15 ª Parada Livre, sem transtornos e com o recado dado à população.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Disque 100!


O Disque 100 é um serviço da Secretaria de Direitos Humanos e, a menos de um ano, foi implantado o atendimento a casos de homofobia e preconceito. Neste curto período, foram totalizadas 856 denúncias de homofobia.

São Paulo é líder das ligações, com 132 telefonemas relatando alguma violação aos direitos dos homossexuais, seguido por Bahia e Minas Gerais, ambos com 71, e Piauí, com 61. A partir destes dados, os Estados devem definir um termo de cooperação para o enfrentamento à homofobia.

O serviço funciona 24h por dia, e sete dias por semana. É gratuito e pode ser feito através do e-mail disquedenuncia@sdh.gov.br

Invadindo a rede

Acompanhe o Deu Pinta no twitter: http://twitter.com/#!/DeuPinta

E no Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100003053818098

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

15ª PARADA LIVRE POA

No domingo, 23, ocorrerá a 15ª edição da Parada Livre, tradicional manifestação cultural e política que acontece todos os anos no entorno do parque da Redenção, com in´cio previsto para as 14h.

A Conferência está sendo realizada pela Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos, com apoio da sociedade civil organizada e iniciará nesta sexta-feira, 21 às 13h no City Hotel, em Porto Alegre (Rua José Montaury, 20). A cerimônia de abertura está prevista para as 19h30min e contará com a presença da Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; do Governador Tarso Genro e do Secretário de Justiça e Direitos Humanos Fabiano Pereira.

Entre os temas que serão debatidos estão a saúde LGBT, Educação, Juventude, Esportes, Segurança Pública, combate à violência, enfrentamento ao machismo e ao racismo, sistemas de justiça, trabalho e geração de renda, combate à miséria, previdência social, desenvolvimento social, meio ambiente, Direitos Humanos, Relações Exteriores, Poder Legislativo, Participação Social e Comunicação Social.

Já no domingo, a partir das 14h no parque da Redenção, (no estacionamento da rótula da rua Setembrino, próximo ao Espelho d'Água) haverá um palco que concentrará os artistas, militantes e autoridades que se manifestarão antes da saída da Parada Livre, às 17h, com oito trios elétricos que percorrerão as ruas Oswaldo Aranha, José Bonifácio, João Pessoa e retorna para a rua Setembrino. Após o retorno, mais shows e DJs esperam o público para uma grande festa até às 22h.

A Parada é uma organização de um coletivo de ONG de Porto Alegre, onde estão a Igualdade, Nuances, SOMOS, SAJU da UFRGS, LBL e Outra Visão, além de contar com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Estamos no ar!!

O blog "Deu Pinta" já está na rede e será por aqui que te manteremos atualizado sobre o maravilhoso mundo da diversidade sexual.

Notícias, informações, dicas, entreternimento e muito mais!

Fique atento para as novas atualizações e não deixe de comentar.

Att.
Deu Pinta